Está procurando alternativas para alavancar os resultados do seu negócio? Saiba que o funil de vendas é uma excelente opção. Isso porque, ele permitirá que segmente o seu público de acordo com as etapas que se encontram, facilitando para que aplique as ações certas e, claro, no momento certo.

Portanto, se ainda não sabe como aplicar essa estratégia em sua empresa, não se preocupe, pois ao longo do conteúdo passaremos um passo a passo para te auxiliar. Quer conferir? Continue com a leitura!

O que é funil de vendas?

Funil de vendas é um modelo estratégico usado para representar toda a jornada de compra do cliente, isto é, desde o conhecimento do problema até a compra de fato do produto.

As fases que compõe esse esquema são topo, meio e fundo de funil. Ah, é importante ter em mente que essa estratégia se relaciona diretamente com as etapas da jornada de compra. Sendo assim, com a união de ambos, ficará da seguinte forma:

  • Topo do funil: aprendizado e descoberta;
  • Meio do funil: reconhecimento do problema e consideração da solução;
  • Fundo do funil: decisão de compra e fechamento do negócio.

Portanto, ter essas etapas bem trabalhadas e definidas em seu negócio é primordial para que saiba como agir com cada lead. Afinal, quem acabou de conhecer a sua empresa ainda não está pronto para efetivar uma compra, não é mesmo? Por isso, tenha cautela ao lidar com cada uma de suas oportunidades!

4 passos para montar um funil de vendas

Quer aprender a montar um funil de vendas para a sua organização? Confira o passo a passo a seguir!

Entenda a jornada de compra

Estude a jornada de compra dos seus clientes, entendendo cada etapa que eles percorrem até que executem a compra. Essa ação será importante para identificar pontos de melhoria durante o percurso.

Análise como os leads entrarão no funil 

Como conseguirá novas oportunidades para a sua empresa? Desenvolva estratégias que renderão um bom volume de leads qualificados para o seu negócio.

Aqui, é necessário que defina uma persona, pois muitas organizações acabam focando na quantidade e esquecem da qualidade. Porem, tenha em mente que não adianta ter uma lista imensa de pessoas que não possuem potencial para a compra.

Atenção a cada etapa

O princípio do funil de vendas é fazer com que trate cada oportunidade de acordo com seu estágio no processo de venda. Por isso, crie ações específicas para cada um deles.

Ah, caso não tenha condições de focar em todos de uma única vez, escolha qual etapa irá priorizar. Para isso, é essencial que avalie as necessidades do seu negócio.

Mova seus leads no momento exato

Quando mudar seus leads de etapa? Para isso, deverá analisar seu percurso para entender a melhor opção. Algumas das ações que podem marcar essa mudança são: abrir e-mails simultâneos, entrar nos links indicados pela empresa, participar de um webinar, etc.

E aí, conseguiu entender como funciona o funil de vendas e como ele deve ser aplicado? Agora, basta colocar essas ações em prática para ter mais sucesso!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para aprender mais sobre o assunto, faça a seguinte leitura: “Conheça o funil de vendas”.

RESUMINDO

leia também

outubro 31, 2023
4 passos para fidelizar clientes

4 passos para fidelizar clientes

Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a […]
outubro 26, 2023
Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Como tomar decisões mais estratégicas e assertivas?

Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que […]
outubro 23, 2023
Análise de riscos: o que é e sua importância!

Análise de riscos: o que é e sua importância!

Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de […]
outubro 19, 2023
Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

Privacidade: como garantir a segurança dos dados?

A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado […]