Como atrair clientes B2B para sua empresa

 

Conquistar oportunidades mais qualificadas para vendas é apenas o primeiro passo para atrair clientes B2B. Vender para empresas demanda uma estrutura de marketing, vendas e relacionamento voltados para atender um ciclo de vendas geralmente mais longo e complexo.

Um dos principais objetivos em aprimorar a atração de oportunidades qualificadas para venda é a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que tem relação direta com os investimentos realizados para o fechamento de novos negócios.

Os próximos tópicos apresentam algumas dicas sobre como atrair clientes B2B para sua empresa. Esperamos que sejam úteis!

Valorize o networking

No mundo dos negócios, manter boas relações é, sabidamente, uma das maneiras de alcançar notoriedade e indicação, tanto de parceiros de negócios quanto dos próprios clientes e até mesmo na concorrência. Isso tudo, claro, funciona quando uma rede de relacionamentos é trabalhada em acordo com as diretrizes para conformidade e em conjunto a outras ações.

As indicações e os contatos provenientes de network, podem representar uma redução do CAC quando o assunto é investimento em mídia e outras estratégias para atração de clientes B2B, principalmente para aproximação de tomadores de decisão. 

Selecione os canais de comunicação

O ambiente digital também favorece a atração de leads B2B e possibilita diversificar os canais de comunicação para atingir potenciais consumidores. Neste caso, é importante considerar as estratégias de Marketing Digital para B2B e os canais que podem ser mais bem aproveitados nesse contato.

É importante entender o comportamento desses leads e para atração, as estratégias de Inbound Marketing utilizam canais como e-mail marketing, anúncios no Google e redes sociais como LinkedIn e Instagram para geração de leads, e que pode ser integrada com as ações de Outbound Marketing em um modelo de funil em Y.

Fortaleça sua marca

Ter uma marca forte significa investir em inteligência de mercado. Isso quer dizer trabalhar com a pesquisa e análise de dados em prol da eficiência das estratégias de marketing e vendas. Avaliar os concorrentes e os prospects e mapear o público-alvo para campanhas são apenas alguns dos pontos que ajudam a estruturar campanhas e também qualificar leads em oportunidade para negócios.

Ainda sobre a imagem da empresa e network, não podemos esquecer, também, do formato de participação em eventos, atualmente com grande força no ambiente online. Ainda que não substituam a experiência do contato pessoal, representam uma vitrine importante para promoção de uma marca. 

Estruture sua área de vendas

A geração de oportunidades necessita de uma área de vendas estruturada para garantir que todas as ações de qualificação em oportunidades e clientes possam ser exploradas. 

Além de estabelecer processos, funções e fluxos de trabalho, investir em relacionamento do pós-vendas contribui para o reconhecimento de valor e aumento do NPS, o Net Promoter Score, que metrifica a fidelização do cliente.

Em resumo, podemos dizer que a atração de clientes B2B é parte de uma estrutura que integra áreas, metodologias e ferramentas disponíveis para que as empresas possam potencializar o relacionamento com outras. Caso tenha interesse em se aprofundar neste assunto, vale a pena ver este artigo sobre vendas B2B e o que não pode faltar na sua estratégia.

RESUMINDO

leia também

fevereiro 26, 2021

Planejamento Estratégico Digital: o que sua empresa precisa saber

Planejamento Estratégico Digital: o que sua empresa precisa saber   É notável que todas as […]
fevereiro 24, 2021

Como encontrar leads com o LinkedIn

Como encontrar leads com o LinkedIn   O LinkedIn acumula mais de 200 milhões de […]
fevereiro 22, 2021

Quem são os profissionais de Data Science?

Quem são os profissionais de Data Science?   Data Science é a chamada ciência de […]
fevereiro 19, 2021

O que é enriquecimento de dados e suas aplicações em um negócio

O que é enriquecimento de dados e suas aplicações em um negócio   Cada vez […]