Como encontrar e validar dados para a tomada de decisão
A análise e gestão de dados é uma realidade para empresas de todas as áreas, portes e setores. Ainda mais neste momento, após a regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que exige o cumprimento de normas para a captação e tratamento de dados de pessoas físicas por empresas e seus colaboradores.
Sabendo da importância em encontrar e validar dados para o funcionamento de diversas áreas, do marketing ao comercial passando pelas estratégias de mercado para ampliação dos negócios, resumimos, a seguir, quais procedimentos podem ser adotados por você e sua equipe.
O principal objetivo é garantir a qualidade e segurança dos dados internamente. Começamos pela primeira fase, de pesquisa.
Pesquisa em fontes confiáveis
Existem duas maneiras principais de entrada de novos dados: de forma ativa, com a pesquisa direta, ou de forma passiva, quando o próprio usuário, lead ou cliente fornece informações pessoais que são incorporadas à base. Geralmente, a primeira situação envolve a pesquisa em fontes que dependem de critérios de segurança para serem consideradas confiáveis.
Parte das ações de Business Intelligence, a pesquisa de dados em fontes públicas e oficiais é um dos procedimentos mais adotados para garantir a confiabilidade e legalidade das informações. Aqui, fica uma dica: muitas vezes, para o volume de dados consultados e armazenados, vale a pena contar com ferramentas e plataformas que centralizem este tipo de pesquisa.
- Conheça a plataforma Next para prospecção de leads
Aplicação em enriquecimento de dados
Ainda tratado em segundo plano por algumas empresas, o enriquecimento de dados consiste na utilização de procedimentos e ferramentas que visam atualizar as informações sobre prospects e clientes e, dessa maneira, ter insumos para qualificação e relacionamento com a base de contatos.
A atualização constante dos dados da base é uma estratégia de inteligência de mercado que permite otimizar o planejamento em diversas áreas, seja no âmbito do marketing, vendas e também no relacionamento com os clientes. As ferramentas para enriquecimento de dados, neste caso, servem para validação de dados cadastrais e para a higienização da base, considerando a duplicidade ou inconsistência de cadastros desatualizados.
Implementação de procedimentos de compliance
Compliance, para quem não sabe, é o termo referente ao programa de conformidade que visa regulamentar internamente normas e diretrizes para conduta de colaboradores e também de agentes externos. Parte do programa, os procedimentos de compliance buscam mitigar riscos como fraudes, corrupção, vazamento de dados e outros que possam prejudicar a integridade e idoneidade da empresa nos âmbitos jurídico, financeiro, tributário e afins.
O background check, também conhecido como checagem de antecedentes, é o procedimento que se utiliza de dados sobre agentes internos e externos a uma empresa para garantir que todos estejam em conformidade às diretrizes de conduta ética estabelecidas pelo compliance.
Já a diligência prévia, ou due diligence, diz respeito à avaliação de conformidade de outras empresas, principalmente em processos de fusões e aquisições, ou mesmo para o fechamento de parcerias com fornecedores e afins.
- Conheça a plataforma Gênesis para compliance
Uso de ferramentas para gestão de dados
Todos esses procedimentos, mencionados no tópico anterior, contribuem para a validação de dados referentes à tomada de decisão em diversas áreas para empresas. Dessa maneira, é importante garantir que essas informações estratégicas sejam tratadas com toda a segurança e sigilo necessários, além da devida agilidade e objetividade para o acesso de todas as áreas e equipes responsáveis.
Isso pode ser atingido por meio de ferramentas para gestão de dados. Para o programa de conformidade, que depende diretamente de dados validados em fontes confiáveis, vale a pena conhecer mais neste material completo sobre a Gestão de riscos e Compliance: aplicações e ferramentas para sua empresa.
RESUMINDO
para sua empresa