Taxa de conversão: como conquistar mais oportunidades e clientes

 

Quem trabalha com estratégias de marketing e vendas alinhadas ao conceito da jornada do consumidor, a exemplo do funil de vendas, sabe que existem momentos de conversão necessários para que um contato caminhe até o fechamento da venda.

De visitante ou contato para lead, de lead para oportunidade, de oportunidade para prospect e então para cliente, todos são pontos de conversão. Essa operação resulta na métrica taxa de conversão. Acompanhá-la é um grande termômetro da eficiência das suas estratégias, podendo identificar também possíveis falhas de comunicação e do tempo de reação da sua equipe. 

Melhorar as taxas de conversão parece atrativo, não? A seguir, encontre as nossas dicas para conquistar mais oportunidades e clientes dentro do próprio funil. 

Qualificação de leads

Para fechar mais vendas, o processo já começa lá na obtenção de leads. O ideal é investir em diversas frentes para atrair leads, utilizando do Marketing Digital e de atividades de prospecção ativa, como é o Outbound Marketing.

E então, para transformar essa base de leads em oportunidades, começa o trabalho de qualificação. Não dá para fazer contato com todo mundo. Sendo assim, a qualificação se faz necessária justamente para criar segmentações mais próximas do seu perfil de cliente ideal, ou ICP

Nas estratégias de qualificação, você pode investir em ferramentas do tipo CRM e também em plataformas de Big Data e inteligência de mercado, principalmente caso faça vendas B2B. Estes são canais em que você terá uma visualização de dados adequada para criar filtros e refinar ainda mais a sua base de leads, começando os contatos justamente com aqueles mais próximos do perfil de oportunidade.

Prospecção e follow up 

Agora falando das oportunidades, o único meio de conquistá-las é com as atividades de prospecção. Para isso, seu time comercial pode utilizar ferramentas de automação para pontos de contato via e-mail,  que monitorem as ligações necessárias para conseguir o contato inicial e, também, alinhar todo o discurso de qualificação.

Somente com a prospecção voltada para a qualificação dos leads em oportunidades, é possível encontrar os contatos com interesse em propostas. Sendo a proposta uma oferta de serviço, é essencial que os vendedores realizem também os contatos de follow up para acompanhar a avaliação, tirar as últimas dúvidas e caminhar para a conversão em cliente.

Otimização no fechamento de vendas

Por fim, mais um elemento que reflete na taxa de conversão dentro do seu processo de vendas é ter um fechamento mais ágil, diminuindo pontos burocráticos e outros atritos. Manter a transparência e contar com tecnologias como a assinatura digital, manuais e um bom serviço de atendimento pós-venda é um bom indicativo para quem já está lá na fase de oportunidade. 

Uma última dica para converter leads, oportunidades e clientes é, justamente, acompanhar de perto as métricas do processo de vendas. Só assim é possível entender onde estão os gargalos e pontos de ajuste para, efetivamente, vender mais.

Com estas ideias, você já tem insumos para otimizar suas taxas de conversão e encaminhar para fechar mais vendas. Aliás, confira também as nossas dicas para melhorar os processos de fechamento de vendas em seu negócio.

RESUMINDO

Quem trabalha com estratégias de marketing e vendas alinhadas ao conceito da jornada do consumidor, a exemplo do funil de vendas, sabe que existem momentos de conversão necessários para que um contato caminhe até o fechamento da venda.

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