Mitos e verdades sobre Big Data nas empresas
Grandes, médias e até mesmo pequenas empresas, em algum momento, terão de colocar o tema Big Data em pauta, se já não o fazem. Estamos falando aqui sobre o grande volume de dados presentes em todas as operações internas e também com agentes externos.
O Big Data é uma realidade em praticamente todos os processos e envolve diversos fatores como a necessidade de estruturar equipes e utilizar ferramentas capazes de extrair, armazenar, compartilhar, enriquecer e todos os outros fatores que fazem parte do tratamento de dados, de maneira estratégica e voltados aos mais variados objetivos.
Ainda há dúvidas e até mesmo insegurança por parte de muitas empresas que ainda não aderiram a análise de dados como estratégia principal de inteligência de mercado. Veja, a seguir, os mitos e verdades sobre big data nas empresas e como sua aplicação pode beneficiar o desenvolvimento de todos os tipos de negócios.
Meu negócio não é digital
Começamos pelo mito mais comum, de que apenas empresas que tem um negócio essencialmente digital são as únicas que demandam tecnologia e análise de dados em escala. Afinal, o que é ser uma empresa digital hoje em dia, não é mesmo? A conexão com a internet e os sistemas de dados são uma realidade comum e acessível.
A transformação digital, portanto, é um passo importante para que a tomada de decisões, em todas as áreas, também seja realizada de maneira assertiva. Sendo assim, o objetivo comum de alcançar metas de resultado, seja em vendas, produtividade, otimização de recursos, mitigação de riscos e tantos outros podem ser beneficiados com o uso estratégico de big data.
Análise de dados custa caro
A relação entre valor e preço é uma constante. Entende-se, em muitas situações, que existe um grande investimento em big data e todo o aparato necessário de infraestrutura, contratação de profissionais qualificados e treinamentos, atualização de procedimentos e implementação de plataformas.
É importante entender que as soluções tecnológicas requerem sim investimento de capital (financeiro e intelectual) e fazem parte da transformação para uma cultura direcionada por dados. Esse processo, no entanto, varia para cada empresa, e está relacionado a maturidade nesse aspecto, ou seja, o ponto de partida.
Contudo, o avanço de tecnologias para big data, internet das coisas (IoT) e da inteligência artificial aplicada a negócios, tem possibilitado acessar novas soluções que unem a Data Science à inteligência de negócios para empresas de portes e segmentos diferentes, com valores mais atrativos.
Preciso de uma infraestrutura robusta
Quando falamos em análise de dados em grande volume, é comum visualizar grandes servidores, equipamentos robustos, telas e mais telas. Porém, a realidade é que as novas soluções em big data apresentam armazenamento na nuvem e oferecem funcionalidades para o acesso aos dados com agilidade e objetividade.
Algoritmos substituem o trabalho humano
Todos os dias, são milhares de dados gerados em todas as operações, internas e externas, e ter ferramentas e processos adequados para analisá-los são mais do que um diferencial e uma atualização necessária. Isso não significa que o trabalho humano será substituído, mas, sim, aperfeiçoado.
A operação de análise de dados e gerenciamento de processos continua sendo uma ferramenta essencial para tomada de decisão, seja no controle de estoques, mensuração de sazonalidade de matérias-primas ou mesmo na pesquisa de público-alvo.
Que tal começar agora? Conheça o big data na prática e como utilizar a tecnologia de dados a seu favor.
RESUMINDO
Grandes, médias e até mesmo pequenas empresas, em algum momento, terão de colocar o tema Big Data em pauta, se já não o fazem. Estamos falando aqui sobre o grande volume de dados presentes em todas as operações internas e também com agentes externos.para sua empresa