É verdade que existem muitos termos para apresentar, explicar ou resumir diferentes ideias do trabalho com dados. Além de toda a área conhecida por Data Science, diferentes processos e demandas com os dados recebem nomes específicos. Hoje vamos abordar a Data Collection.
Já ouviu falar? Talvez não por esse nome, mas quando descrevermos sobre o que se trata você certamente terá familiaridade com o assunto. Nos próximos tópicos, vamos explicar o que é Data Collection, por que esse processo é necessário e ainda compartilhar algumas dicas para ter sucesso nessa etapa.
Acompanhe e confira também a dica especial que deixamos ao final do artigo. Boa leitura!
A tradução literal de Data Collection é coleção de dados. O nome mais adequado para o que Data Collection faz seria coleta de dados ou levantamento de dados. Assim já fica mais fácil entender, então, que essa é a etapa inicial de captação de dados, seja online e automatizada ou manual.
Para ter uma estratégia de tratamento de dados, é essencial ter a coleta, concorda? Lembrando que tratamento de dados, inclusive conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), inclui:
“coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração”.
Sem um plano, método e/ou ferramenta para coleta dos dados, as estratégias do seu negócio não irão para a frente.
Em uma empresa, para diferentes objetivos e estratégias, contar com esse histórico de dados pode apoiar diversas atividades. Por exemplo, é importante ter informações reais atualizadas sobre seu mercado para estudar a concorrência, planejar suas ações e ainda lançar novos produtos.
Ou ainda para vender, existem muitas estratégias que utilizam dados de leads para qualificar as melhores oportunidades e assim começar a prospecção de vendas.
Para acertar na sua coleta de dados, o melhor caminho é ter uma ferramenta bem configurada para captar os dados certos e ainda verificar a validade dos mesmos. Suas bases de dados precisam ser protegidas e contar com acesso apenas pelos profissionais mais experientes, que irão trabalhar com a análise dos mesmos dados.
Vale a pena também contar com bases e ferramentas específicas para cada demanda. Por exemplo, em marketing e vendas, um CRM.
Saiba mais com nossos artigos:
Até aqui, deu para entender bem como o trabalho com dados é extremamente útil e relevante para todo tipo de empresa. A coleta dos dados é apenas o primeiro passo de todo o trabalho conhecido por tratamento de dados, e dentro dessa relação não podemos esquecer do conceito de Big Data.
Pela alta quantidade de dados disponíveis, é essencial ter ferramentas e tarefas alinhadas para obter os melhores resultados da sua estratégia, também se alinhando com os objetivos de negócio.
Se antes o foco era apenas oferecer bons produtos e preços competitivos, saiba que a…
Assume um papel de liderança na sua empresa? Caso a resposta seja sim, sabemos que…
Por mais que não seja uma boa notícia, é importante que saiba que empresas de…
A sua empresa trabalha diretamente com informações pessoais de clientes? Saiba que ter um cuidado…
O número de dados está aumentando cada vez mais. Portanto, devido a esse crescimento, o…
Com o novo comportamento do consumidor, agora, as empresas precisam criar estratégias que sejam capazes…