O que é Data Collection?

 

É verdade que existem muitos termos para apresentar, explicar ou resumir diferentes ideias do trabalho com dados. Além de toda a área conhecida por Data Science, diferentes processos e demandas com os dados recebem nomes específicos. Hoje vamos abordar a Data Collection.

Já ouviu falar? Talvez não por esse nome, mas quando descrevermos sobre o que se trata você certamente terá familiaridade com o assunto. Nos próximos tópicos, vamos explicar o que é Data Collection, por que esse processo é necessário e ainda compartilhar algumas dicas para ter sucesso nessa etapa.

Acompanhe e confira também a dica especial que deixamos ao final do artigo. Boa leitura!

Definição de Data Collection

A tradução literal de Data Collection é coleção de dados. O nome mais adequado para o que Data Collection faz seria coleta de dados ou levantamento de dados. Assim já fica mais fácil entender, então, que essa é a etapa inicial de captação de dados, seja online e automatizada ou manual.

Para ter uma estratégia de tratamento de dados, é essencial ter a coleta, concorda? Lembrando que tratamento de dados, inclusive conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), inclui:

“coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração”.

Sem um plano, método e/ou ferramenta para coleta dos dados, as estratégias do seu negócio não irão para a frente.

Por que fazer Tratamento de Dados?

Em uma empresa, para diferentes objetivos e estratégias, contar com esse histórico de dados pode apoiar diversas atividades. Por exemplo, é importante ter informações reais atualizadas sobre seu mercado para estudar a concorrência, planejar suas ações e ainda lançar novos produtos.

Ou ainda para vender, existem muitas estratégias que utilizam dados de leads para qualificar as melhores oportunidades e assim começar a prospecção de vendas.

Melhores Práticas

Para acertar na sua coleta de dados, o melhor caminho é ter uma ferramenta bem configurada para captar os dados certos e ainda verificar a validade dos mesmos. Suas bases de dados precisam ser protegidas e contar com acesso apenas pelos profissionais mais experientes, que irão trabalhar com a análise dos mesmos dados.

Vale a pena também contar com bases e ferramentas específicas para cada demanda. Por exemplo, em marketing e vendas, um CRM.

Saiba mais com nossos artigos:

[Bônus] Trabalhe com Big Data!

Até aqui, deu para entender bem como o trabalho com dados é extremamente útil e relevante para todo tipo de empresa. A coleta dos dados é apenas o primeiro passo de todo o trabalho conhecido por tratamento de dados, e dentro dessa relação não podemos esquecer do conceito de Big Data.

Pela alta quantidade de dados disponíveis, é essencial ter ferramentas e tarefas alinhadas para obter os melhores resultados da sua estratégia, também se alinhando com os objetivos de negócio.

RESUMINDO

É verdade que existem muitos termos para apresentar, explicar ou resumir diferentes ideias do trabalho com dados. Além de toda a área conhecida por Data Science, diferentes processos e demandas com os dados recebem nomes específicos.

leia também

outubro 15, 2021
Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance

Principais erros ao implementar uma Política de Compliance   Todas empresas, incluindo as de menor […]
outubro 13, 2021
Vendas B2B

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!

Vendas B2B: saiba como planejar e fechar mais vendas para empresas!   Quando uma empresa […]
outubro 11, 2021
Mobile Marketing

Mobile Marketing – O que é?

Mobile Marketing – O que é?   Não é mais segredo para ninguém que a […]
outubro 8, 2021
mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia

Como preparar a empresa para o mercado pós-pandemia   Que o mundo já não é […]