Entre os planos de uma empresa, mais cedo ou mais tarde o processo de expansão de mercado aparece como um objetivo a ser conquistado. Não precisamos destacar como é importante que os negócios encontrem mais clientes, lancem novos produtos e soluções, alcancem novas regiões, entre outros indicadores de sucesso e crescimento.
Mas uma expansão, de qualquer tipo, é sempre um desafio. Neste artigo, trouxemos o básico que você precisa conhecer para então preparar uma expansão de mercado. Comece conferindo exatamente o que é essa expansão, os principais tipos e como esse processo ocorre, considerando os passos essenciais para atingir este objetivo.
Acompanhe nos próximos tópicos!
Como citamos brevemente na abertura deste artigo, uma expansão é uma atividade que visa aumentar a presença e os resultados de um negócio. Isso ocorre com o tempo, e acompanhando resultados positivos das estratégias da empresa. Não existe um padrão, cada empresa leva seu tempo, baseando-se em porte, produtos, mercado, concorrentes, clientes e outros fatores.
Para se aprofundar neste tema, leia também o nosso artigo Medidas para o sucesso na expansão de mercado.
Novamente, é interessante reconhecer que existem diferentes tipos de expansões viáveis para uma empresa. Alguns são mais acessíveis do que outros, mas todos compartilham processos em comum, conforme descreveremos nos próximos tópicos.
Para conhecimento, os possíveis formatos e objetivos de uma expansão de mercado são:
Com estes exemplos, fica fácil visualizar como alguns tipos são mais práticos e relativamente mais simples do que outros. Mas não se engane, todo tipo de expansão de mercado passa pelo mesmo processo de planejamento.
O planejamento é o primeiro e mais importante passo para sua expansão de mercado, independentemente do tipo ou da organização da empresa.
De forma resumida, se orientar por um objetivo, criar metas e acompanhar suas métricas de resultados são as tarefas essenciais para avaliar a viabilidade do projeto, assim como investimento e tempo necessários. Veja este exemplo pensado para um varejista:
Objetivo: Abrir uma nova loja física
Metas:
Métricas e indicadores:
Esses elementos devem ser fundamentados em conhecimentos reais sobre a empresa, o mercado e também o público-alvo.
E neste ponto, apenas a pesquisa de mercado pode trazer estes dados e mais informações relevantes que apoiarão a tomada de decisão dentro da empresa. É muito importante ter essa fonte para avaliar o mercado e outros fatores externos como também contar com ferramentas internas para monitorar seus resultados.
No exemplo acima, falamos sobre levantar informações da sua base de clientes. Isso pode ser encontrado em um software de CRM. Dados das suas vendas certamente já são registrados, pela importância de mensurar seus resultados e fechar os balanços periódicos.
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