Entenda o que é Análise de Dados

 

Mesmo antes da Internet e as diversas ferramentas digitais disponíveis atualmente, dados sempre existiram e foram registrados e tratados com diferentes estratégias. De fato, o conceito e trabalho de Análise de Dados não é algo novo, mas cada vez mais temos mais conhecimento, métodos e plataformas para transformar dados em informações valiosas.

Transformar dados em informações úteis é o principal objetivo deste trabalho. Em menor escala, isso se aplica ao dia a dia de cada pessoa, mas os maiores impactos e melhores resultados desta análise estão na rotina e demais demandas de empresas, sejam elas públicas ou privadas. E claro, é o trabalho mais recorrente de pesquisadores e institutos especializados.

Preparamos este artigo para apresentar o que é Análise de Dados e quais são suas principais características. Acompanhe nos tópicos abaixo!

O que é Análise de Dados?

De forma resumida e também reforçando a ideia que já citamos aqui, a Análise de Dados é um trabalho que visa transformar diferentes dados em informações verificadas e úteis, geralmente alinhadas com diferentes objetivos.

Existe um processo de Análise de Dados, considerando também o que mencionamos sobre a tecnologia e a disponibilidade destes elementos com a internet e demais interações digitais. Atualmente, com a Big Data, temos grandes volumes de dados que devem receber o tratamento correto antes da análise e transformação ou interpretação.

Outros dois pontos interessantes para conhecer aqui são a cultura Data Driven, em que a empresa e todos seus setores são orientados pelos dados, e a questão da privacidade e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Processo de Análise de Dados

Com a explicação apresentada no tópico anterior, o processo de Análise de Dados parece simples, não é? Bem, existem algumas etapas necessárias para chegar ao objetivo de transformar dados e variáveis em informações sólidas. Este processo inclui:

  • Coleta de dados;
  • Processamento de dados;
  • Mineração e limpeza de dados;
  • Análise;
  • Modelagem;
  • Comunicação ou visualização de dados.

Ou seja, devemos contar com ferramentas e processos eficientes desde o momento de pesquisa e captação dos dados até a conclusão da análise, quando temos as informações desejadas.

Por que aplicar?

É compreensível que muitas empresas e pessoas observem estes processos da Análise de Dados e não se encontrem dentro desse trabalho, seja por desconhecimento, falta de hábito, receio de investir em soluções adequadas, etc.

Mas acredite, os benefícios de aplicar a Análise de Dados superam estas questões iniciais. Lembrando que existem ferramentas e métodos para trabalhar com isso, assim como um mercado de profissionais que se especializam nestas demandas.

Você pode contar com a Análise de Dados para:

  • Conhecer seu mercado, tanto concorrência como públicos-alvo;
  • Elaborar novos produtos ou serviços;
  • Fazer balanços financeiros;
  • Preparar projeções de resultados;
  • Planejar ações de comunicação, publicidade e marketing;
  • Montar um planejamento de vendas;
  • Monitorar e analisar seus resultados em tempo real.

Ainda incluindo outros pontos que se alinham com diferentes perfis de empresas e objetivos de negócio!

Enfim, deixamos este artigo com as principais informações para que você entenda o que é Análise de Dados, sua origem, principais aplicações e também todos os benefícios desta prática para empresas. Agora aproveite e conheça também os 4 tipos de Análise de Dados.

RESUMINDO

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]