Como iniciar a Gestão de Dados em empresas

 

Se fala muito em Era da Informação, e de fato nunca tivemos tantos dados registrados a partir de cadastros, transações comerciais, visitas a sites, engajamento em redes sociais e assim em diante. Esse grande volume de dados que circula com apoio das tecnologias é referido também como Big Data. Com o correto processamento, dados são transformados em informações valiosas, e é por isso que as empresas devem investir em processos e ferramentas para a própria Gestão de Dados. 

Implementar essa demanda, alinhada às estratégias de Business Intelligence e análise de dados, pode ser desafiador nos negócios que não tem tecnologia e cultura voltadas para a utilização de tais dados. Mas acredite, iniciar a Gestão de Dados é uma necessidade crescente, e o processo recompensa com todos os resultados possíveis nas demais estratégias de uma empresa.

Nos próximos tópicos, saiba como iniciar a Gestão de Dados em empresas. 

Busque por uma ferramenta

Essa estratégia só é viável graças à disponibilidade de ferramentas digitais para tal fim. Felizmente, existem muitas opções, nacionais e estrangeiras, que cobrem as principais demandas da Gestão de Dados, tanto da captação até o armazenamento e mais tarefas. 

No momento em que estiver buscando pelas ferramentas de Business Intelligence e inteligência de mercado, consulte os diferenciais, valores e principalmente as integrações possíveis com cada plataforma. Procure saber se existem limitações quanto ao volume dos dados e aos elementos de segurança. 

Organize e atualize 

Com o setup da ferramenta, o próximo passo é organizar qualquer base de dados já existente, além de atualizar, cruzar e verificar as informações anteriores. Neste momento inicial, provavelmente você terá o suporte e atendimento da equipe da ferramenta.

Os dados existentes devem passar por ações de mineração para garantir sua validade e também pelo enriquecimento, que ajuda a complementar informações valiosas para suas estratégias.

Defina os KPIs 

KPIs, ou Key Performance Indicators, são indicadores de desempenho. Essas são as metas mais importantes para os objetivos de negócio. Tratando da gestão de dados e utilização dos mesmos, seus KPIs podem ser definidos em torno de elementos de segurança, na quantidade de dados processados, pela quantidade e/ou qualidade dos seus processos e atividades, na elaboração de relatórios, etc.

Definir estes indicadores já serve como orientação geral para a gestão de dados em sua empresa. Neste momento, é necessário atribuir a tarefa de monitoramento para algum time ou profissional específico, assim como definir a periodicidade para analisar todas métricas e metas.

Treine a equipe

E enfim, alinhando todos os pontos apresentados até aqui, é importante que todos os profissionais dentro da empresa entendam a importância da gestão de dados e como o trabalho será ajustado e impactado pela estratégia. 

Talvez, dependendo do porte e da maturidade do negócio, um novo departamento seja criado internamente ou então colaboradores específicos sejam realocados para esse projeto. Em qualquer um dos casos, quem trabalhar diretamente com as responsabilidades de processamento de dados, interpretação, análise e monitoramento, entre outras demandas, deve passar por treinamentos de ferramentas, reuniões de alinhamento e mais algumas atividades. Não só sobre a gestão de dados, mas também sobre temas como Segurança da Informação e a LGPD.

Aproveite e leia também sobre quem são os profissionais de Data Science. E caso sua empresa tenha alguma necessidade mais específica, siga sua pesquisa e consulte fornecedores de ferramentas e consultores especializados em Business Intelligence

RESUMINDO

Se fala muito em Era da Informação, e de fato nunca tivemos tantos dados registrados a partir de cadastros, transações comerciais, visitas a sites, engajamento em redes sociais e assim em diante.

leia também

agosto 4, 2021
Como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa

Entenda como o Marketing Data Streaming pode ajudar a sua empresa   Sempre falamos em […]
julho 28, 2021
Práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios

Boas práticas de Branding para alavancar os negócios   Os gestores mais atentos já sabem […]
julho 21, 2021
Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B

Estratégias para Inbound Marketing B2B   Alcançar novas oportunidades de negócios exige uma boa estratégia […]
julho 14, 2021
defesa do Consumidor e LGPD

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?

Como a defesa do Consumidor e LGPD andam juntos?   A Lei Geral de Proteção […]