Lista de leads: como e quando utilizar para seus objetivos de negócio

 

Quando uma empresa tem processos bem definidos de marketing e vendas, a lista de leads é um elemento presente na rotina de ambas equipes. Leads, como você talvez já conheça, são contatos de possíveis oportunidades de negócio e futuros clientes. Existem diferentes estratégias e ações para atrair ou encontrar leads, mas elas não vem ao caso neste artigo.

Aqui, o objetivo é exemplificar como uma empresa pode tirar mais proveito de suas listas de leads. Não só isso como também como essas utilizações podem atender diferentes objetivos de negócio, principalmente quando existe contato com seu público e clientes.

Nos próximos tópicos separamos as principais estratégias que se beneficiam com uma lista de leads. Confira!

Marketing

Uma lista de leads concentra contatos alinhados com sua persona de marketing e o ICP. Para os objetivos de marketing, tanto de brand awareness e branding como os de relacionamento, conversões e vendas, uma lista de leads pode apoiar diferentes ações e garantir resultados mais efetivos.

Você pode utilizar uma lista de leads ou mesmo uma lista de clientes para:

  • Criar campanhas de anúncios online;
  • Criar listas de públicos lookalike, ou público semelhante;
  • Encontrar mais leads dentro do perfil;
  • Segmentar sua base de contatos;
  • Elaborar campanhas de e-mail marketing e nutrição de leads;
  • Direcionar cadências de prospecção.

Ou seja, a lista de leads é conquistada com ações de marketing e ainda é extremamente útil para outras atividades e objetivos desta equipe, com total alinhamento também com a equipe de vendas e suas responsabilidades.

Vendas

Os leads são essenciais para vender, afinal estes são os contatos que entrarão para as ações de prospecção e qualificação de leads, a fim de encontrar as melhores oportunidades de negócio.

Além dessa utilização lógica, os vendedores têm um trabalho extra com as listas de leads que chegam do marketing. Ao prospectar cada contato da lista, é importante registrar se houve sucesso e se o perfil e também o interesse estão alinhados. Isso funciona como um feedback para as ações de marketing que estão sendo utilizadas para gerar os tais leads, e os detalhes são importantes justamente para orientar e aumentar a qualidade destas listas de leads.

Relacionamento

Já no objetivo de relacionamento com públicos-alvo e também com seus clientes, uma lista de leads totalmente nova pode ser montada dentro de sua ferramenta de CRM ou base de dados. Assim você pode criar diferentes segmentações do seu público e montar ações de relacionamento, principalmente de pós-vendas, personalizadas e baseadas a partir dos dados e informações reais dos seus contatos.

Lembre-se que o relacionamento é uma estratégia relacionada ao marketing e às vendas, mas com um objetivo próprio de fornecer atendimento atento e personalizado para diferentes públicos, inclusive com outras ações de engajamento, promoções e afins, focando em recompra e em aumentar o LTV (Lifetime Value) de seus clientes.

Aqui trouxemos exemplos práticos para aplicar suas listas de leads em mais atividades, chegando a objetivos atrativos para o sucesso do negócio. Para se aprofundar no tema, leia também nosso artigo com 4 passos para montar sua lista de leads.

RESUMINDO

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]