O que é benchmarking?

 

Ao planejar um novo negócio, para conhecer sua concorrência e mesmo estudando novos produtos, o benchmarking é uma ferramenta prática e muito útil para apoiar seus planejamentos e a tomada de decisões em uma empresa. Que as pesquisas de mercado são importantes já discutimos amplamente aqui no blog, mas o benchmarking se diferencia pelo seu formato e os pontos analisados, sempre em comparação com outros negócios ou soluções já existentes.

Neste artigo, além de explicar o que é um benchmarking, vamos apresentar os benefícios dessa análise e como você pode aplicá-la para as necessidades de sua empresa. Confira tudo isso nos próximos tópicos!

O que é benchmarking?

Benchmarking é uma técnica de análise estratégica sobre seu mercado, baseando-se principalmente na concorrência. Em inglês, “benchmark” significa referência, e por isso dizemos que essa é uma análise sobre as melhores práticas e os possíveis resultados dentro de um nicho de mercado e seus respectivos produtos.

Fazer um benchmarking, conforme detalharemos a seguir, é o melhor meio de conhecer seu mercado e assim planejar ou aprimorar as ações da empresa ou projeto. Mas lembre-se sempre que os resultados são para comparação ou cooperação. Nunca é recomendável copiar estratégias.

Por que analisar?

Os principais resultados possíveis com o benchmarking são:

  • Conhecimento de nichos de público;
  • Reconhecimento de oportunidades de negócio;
  • Identificação de tendências;
  • Aprimoramento de processos e ferramentas;
  • Ajuste de serviços ou produtos;
  • Atendimento de novas regiões;
  • Redução de custos.

Como qualquer outra pesquisa utilizada na sua empresa, o benchmarking deve se basear em dados. Esse é um conceito básico de Inteligência de Mercado, de forma que os dados se tornaram extremamente valiosos para diversos objetivos de um negócio.

Leia os artigos relacionados:

Encontrar informações e dados de outras empresas ou projetos depende de diferentes fatores. Os principais meios para consulta são os canais oficiais da empresa, possíveis relatórios divulgados, notícias do mercado e também plataformas especializadas com dados públicos de todas as empresas brasileiras.

Como fazer um benchmarking

Então, como fazer um benchmarking para sua empresa? Você pode começar listando, por exemplo, quais são os elementos-chave para seu mercado e que você quer investigar melhor entre outras empresas, incluindo públicos, produtos, ticket médio, canais de venda, canais de atendimento, fornecedores, logística, presença digital, lembrança da marca, faturamento, etc.

Então, você se prepara para encontrar essas informações em diferentes empresas, baseando-se nos canais que mencionamos acima. É possível montar uma tabela em que cada empresa ocupa uma linha e cada coluna traz uma das características de interesse para o estudo.

O benchmarking nestes moldes é bastante simples, mas eficiente! É um ótimo meio para começar e praticar. Lembre-se que depois de levantar e listar as informações necessárias, entra o trabalho analítico de entender pontos fortes e fracos, diferenciais de mercado, novos nichos para atendimento, entre outros fatores. Essa fase também é chamada de identificação de lacunas.

Destes resultados, você terá informações valiosas para definir metas, planejar ações de todos tipos, posicionar sua marca da melhor forma e ainda para aprimorar operações e ajustar seus orçamentos. Esse é o momento de implementação, e após ele é importante reavaliar o benchmarking e suas estratégias periodicamente.

Esperamos que você tenha encontrado aqui as respostas para suas dúvidas sobre benchmarking. Se desejar conferir mais informações sobre o trabalho de pesquisa com dados, leia também o que é Data Collection.

RESUMINDO

leia também

maio 19, 2022
retenção de talentos

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa

Aprenda como reter talentos dentro da sua empresa   No ambiente empresarial, o sucesso de […]
maio 17, 2022
Data Driven

Data Driven: quais ferramentas utilizar?

Data Driven: quais ferramentas utilizar?   A tomada de decisão com base em dados consegue […]
maio 12, 2022
Cultura Data Driven

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa

Cultura Data Driven: dicas de como implementar na sua empresa   Se orientar com base […]
maio 10, 2022
comportamento do novo consumidor

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa

A importância de conhecer o comportamento do novo consumidor para sua empresa   Os tempos […]